sexta-feira, 25 de julho de 2025

Em Discussão’ : Destaca projetos da Agência Marandu /UEMA

Adilson Carlos , Alvaro, Dr Jacob e Henrique Pereira 
O programa “Em Discussão”, da Rádio Assembleia (96.79 FM), abordou, nesta sexta-feira (25), os projetos da Agência Uema de Inovação e Empreendedorismo – a Marandu. Para falar sobre o assunto, os radialistas e apresentadores Álvaro Luís e Henrique Pereira conversaram com o professor da Universidade Estadual do Maranhão, Antônio Fernando Lavareda Jacob Júnior, que discorreu sobre os projetos desenvolvidos por essa agência.

Preliminarmente, Antônio Fernando explicou que a Marandu a responsável por gerir as políticas de inovação e empreendedorismo desenvolvidas por essa instituição para oferecer à sociedade possibilidades de aplicação do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido pela comunidade universitária.

“Em Tupi Guarani, Marandu significa inovação e novidade. O papel da Marandu é incentivar e gerar inovação e novas empresas a partir da universidade.”, complementou.

Projetos

Dentre os projetos executados, Antônio Fernando destacou o Incubadora UEMA, que consiste num padrão nacional, no qual as universidades sediam empresas que são embrionárias, que estão em desenvolvimento como startups.

“A ideia é a universidade dar estrutura, mentoria e assessoria para essas empresas e possibilitar que elas comecem a gerar negócios por conta própria. Esse é o padrão da incubadora. Essas empresas estão focadas, principalmente, na questão da inovação tecnológica. Contamos, atualmente, com 19 empresas que desenvolvem projetos em diversas áreas como, por exemplo, gestão ambiental, educação e agricultura”, acrescentou.

Neon 2025

Outro projeto apresentado por Antônio Fernando foi o Neon 2025, que integra o programa Startup Nordeste (Startup NE), evento que ocorreu em Teresina (PI), no Centro de Convenções, nos dias 3 e 4 de julho, numa iniciativa regional do Sistema Sebrae, que visa fortalecer os ecossistemas locais de inovação, promover o crescimento econômico e social da região e ampliar o acesso à inovação de forma descentralizada.

“A agência Marandu/Uema esteve presente com 11 empresas de base científica e tecnológica residentes na Incubadora Uema, sendo que quatro delas expuseram seus negócios e duas receberam propostas de investimentos.  As empresas participantes fizeram conexões, networking, tiveram contato com investidores e corporações. Uma grande visibilidade em um dos maiores eventos de inovação do país”, disse.

Segundo o professor Antônio Fernando, em sua terceira edição, o evento reuniu mais de 22 mil participantes, com 200 startups expositoras e a presença de mais de 30 investidores e corporações.

“A ocasião foi uma grande oportunidade de fazer com que as startups participantes pudessem crescer, se conectar e gerar negócios”, afirmou.

Fonte: Agência Assembleia 

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Jane Lobo lança novo livro : Conhecendo Estrelas - Mulheres Brilhantes

O jornalista Jane Lobo,  lançou nesta quinta-feira (17),  no auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa , seu novo  livro “Conhecendo Estrelas , vol 1 - Mulheres Brilhantes " . Livro que propõe ser uma revisão critica  de um olhar diferenciado,  resgatando trajetórias de Mulheres Brilhantes cujas as contribuições foram e são , muitas vezes , negligenciadas pela narrativa dominante.

Na obra/Livro de Jane , pode-se encontrar cientistas que desafiaram a lógica , artistas que reinventaram o olhar, lideres que enfrentaram injustiças e muitas outras mulheres que foram pioneiras em seus campos .

Quem são elas 

Na obra encontramos lideranças politicas, jurídicas, cientistas, educadoras, artistas, empreendedoras ,esportistas , ativistas sociais e ambientais , mulheres que pensam, sonham e realizam grandes mudanças.  Muitas delas foram pioneiras na sua área de atuação e abriram portas para que outras mulheres pudessem ocupar espaços de lideranças política , administrativa e pública no Estado  Outras embora não sendo as primeiras , também são relevantes e fundamentais para o DESENVOLVIMENTO do Maranhão 

O Livro é sobre elas, mas também é sobre todas as pessoas que, hoje , continuam abrindo caminhos.

Um Pouco sobre Jane Lobo 

Jane Lobo é brasileira , natural de São Luís, capital do Maranhão, no nordeste brasileiro. 

É jornalista, radialista,  artista, consultora política , Poeta, Escritora e Influencer Digital, 

Participou de várias antologias e é Membro da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes. Jane já morou em São Luis, Coroatá , Brasília , Paraíba , São Paulo  e também na França. 

 

Muitas mulheres de luta no livro:

Alcione Nazareth , Ana Jansen. Augusta Andrade , Angela Salazar, Conceição Andrade , Susan Lucena , Zefinha Bentivi, Rayssa Leal, Ana Paula , Lia Varela , Maria Aragão, Néa Bello, Patativa, Rosa Castro , Zuleide Bogéa , Jaqueline Heluy, Mary Ferreira , Kazumi Tanaka , Helena Duailibe , Helena Barros Heluy,  Socorro Ramos , Iracema Vale, Dilú Melo, Dona Teté, Mônica Moreira Lima e muitas outras mulheres de fibra .


 

domingo, 6 de julho de 2025

Arraial da Fialho : Em grande programação , dias 12 e 13 de Julho

 

PROGRAMAÇÃO : 

Uma grande programação foi organizada para o Arraial da Fialho (2025), com variação e  momentos com muita diversidade ,  interação, diversão, participação de  quadrilhas, danças , cacuriás  e Bumba Boi

O  arraial promete, dois dias de muita energia e tradição. 

O Arraial está sendo trabalhado  para receber o público e  para dar o clima da festa, o local será decorado com bandeirinhas coloridas e adereços que remetem à temática de São João. E para que todos possam apreciar as manifestações culturais, foi montado um  palco (mini), com estrutura de som e luz. Banheiros químicos, áreas reservadas para idosos e , além de mesas e cadeiras estarão disponíveis no local.

No domingo entre os destaques o Famoso Boi Pirilampo e o Cacuriá balaio de Rosas, e acredite vale a pena conferir .


Local: Av Brasil ...............Bairro: Vicente Fialho 

Wellington do Curso: Em agenda com o Comandante do Exército em São Luís (24º BIS)

Comandante Duque e o Deputado Estadual Wellington do Curso
O deputado estadual Wellington do Curso esteve em visita, na manha da sexta-feira (04) ao tenente-coronel Duque, comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS). Na oportunidade o parlamentar se colocou a disposição do comandante, bem como apresentou sugestões e pautas a serem desenvolvidas no Maranhão, com o apoio do parlamento estadual e parceria com o Exército Brasileiro.


Parceria entre as partes em favor da sociedade 

A finalidade da visita é apresentar demandas da sociedade maranhenses ao comandante e ajudar no planejamento e ações sociais que podem ser desenvolvidas e executaras em parceria com a Assembleia Legislativa.

Uma história de dedicação e respeito ao Exército 

“Fui militar durante 15 anos e durante 10 anos estive a serviço da inteligência militar. E praticamente, todo meu tempo de caserna foi no 24º Batalhão de Infantaria de Selva. Tenho respeito, carinho e muitos amigos que continuam na atividade militar. O objetivo da nossa visita ao Comandante do Exército é colocar o nosso mandato a disposição e planejar, definir as ações sociais em parceria com a Assembleia Legislativa. É muito importante a aproximação das Forças Armadas com a população. Aproveito pra agradecer a receptividade do Tenente Coronel Duque e externar meus cumprimentos ao General de Brigada Roberval Almeida, que foi meu comandante quando serviu no 24º BIS, como tenente na época. Estamos a disposição das Forças Armadas do Brasil. Selva!”, disse o professor, ex-sargento do Exército e deputado Wellington do Curso.

Um pouco sobre o Deputado 

Nascido no dia 27 de setembro, Wellington do Curso, como é popularmente conhecido, é um exemplo de profissional que venceu na vida com honestidade e muitas dificuldades: passou fome, vendeu frutas na rua, foi abandonado pelo pai, teve que trabalhar desde os 14 anos para ajudar a família e, assim como os cinco irmãos, iniciou e concluiu os seus estudos em escola pública.

Aos 17 anos, Carlos Wellington encarou um concurso público para sargento do Exército e foi aprovado. Formado em Pedagogia e Teologia, o incentivo e o ato de motivar as pessoas são suas marcas registradas. Sem esconder sua origem humilde, não mede as palavras quando conta aos alunos sobre seu passado de dificuldades.

Em 1995, entusiasmado com a profissão e objetivando incentivar as pessoas a lutarem por seus sonhos, aproveitando a experiência adquirida nas Forças Armadas, Wellington abriu um curso preparatório para concurso público do Exército. Inicialmente chamava-se Curso do Sargento Wellington e era composto por apenas três alunos; hoje, transformou-se no Curso Wellington, um dos maiores preparatórios do Maranhão que há mais de 15 anos vem ajudando as pessoas a mudarem de vida através da Educação.

Deputado tem participação atuante no legislativo estadual.

"EM DISCUSSÃO" :Destaca a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025.

Adilson Carlos, Alvaro , Thaiane Santos e Henrique
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã da sexta-feira (4), a analista de inovação Thaiane Santos, líder do eixo Universidades da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Ela fez uma explanação sobre a programação que será realizada no Maranhão, alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025.

Thaiane Coelho dos Santos

Farmacêutica/bioquímica (UFMA), Doutoranda em Biotecnologia (UFMA), Mestre em Ciências da Saúde (UFMA), especialista em Inovação em Medicamentos da Biodiversidade Fiocruz e pós graduanda em gestão e inovação na saúde PUC PR.    .Analista de Inovação na Secretaria de Estado da ciência tecnologia e inovação do Maranhão.  Empreendedora na área de saúde e educação. Professora universitária.

Em entrevista aos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, Thaiane Santos disse que a edição 2025 da SNCT acontecerá no período de 21 a 24 de outubro no Maranhão. “Neste ano, a Semana de Ciência e Tecnologia promete ser ainda mais ampla e colaborativa, fortalecendo a cultura científica como ferramenta de transformação social”, destacou Thaiane Santos.

Ela informou que, neste ano, o evento traz como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, destacando a importância da preservação dos recursos hídricos e o papel da ciência na adaptação às mudanças climáticas.

Thaiane Santos explicou que as atividades da SNCT começarão no dia 21 de outubro, reunindo instituições, pesquisadores, estudantes e o público em geral em uma grande celebração da ciência.

“É importante assinalar que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivo fortalecer a popularização da ciência, promovendo ações que despertem o interesse da sociedade pelo conhecimento científico, tecnológico e pela inovação”, frisou Thaiane Santos.

SECTI na Organização 

Ela acrescentou que a SNCT é uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, no Maranhão, é organizada anualmente pela SECTI com uma vasta programação, que inclui oficinas, palestras, exposições, feiras, apresentações culturais, rodas de conversa, experiências científicas e atividades interativas.

Durante a entrevista, Thaiane Santos reforçou o convite à sociedade para que participe do evento. “A SNCT é um espaço democrático, de troca de saberes e valorização da ciência feita no Maranhão. Preparamos uma programação diversa, que representa todas as regiões do estado e aproxime a ciência das pessoas. A participação da sociedade é essencial para o sucesso dessa construção coletiva”, destacou.

A Secretaria / História 

Thaine Santos fez uma breve contextualização histórica, frisando que a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) foi criada em 1995 como Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECTEC).

Em 1998, a SECTEC tornou-se Subgerência de Ciência e Tecnologia, e, em 2003, foi criada a Gerência de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (GECTEC). Em 2004, a GECTEC passou a denominar-se Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (SECTEC).

No ano de 2015, o Governo do Estado reinstituiu a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que assumiu com a missão de “implementar a política de ciência, tecnologia e inovação no Maranhão, focada no desenvolvimento social, econômico, cultural e político, de modo contínuo e sustentável”.