terça-feira, 23 de junho de 2026

HOMENAGEADOS : A Empresária Terezinha de Maria Buzar de Oliveira e o Mestre Rafael Duailibe Leitão.

 Homenagens são de autoria da deputada estadual Dra. Helena Duailibe
A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, nesta terça-feira (23), no Plenário Nagib Haickel, em sessão solene, a Medalha do Mérito Legislativo Maria Aragão à primeira-dama de Codó, empresária Terezinha de Maria Buzar de Oliveira, e a Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro” ao enxadrista maranhense Rafael Duailibe Leitão.

As homenagens são de autoria da deputada estadual Dra. Helena Duailibe (Republicanos) e foram oficializadas por meio das Resoluções Legislativas 1.500/2026 e 1.519/2026, respectivamente.

O ato solene foi comandado, alternadamente, pelos deputados Francisco Nagib (MDB) e Helena Duailibe, e contou com a presença de autoridades, convidados, amigos e familiares dos homenageados.

A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB), fez questão de prestigiar o evento parabenizando os homenageados e ressaltando que ambos são exemplos a serem seguidos.

O deputado Júnior Cascaria também marcou presença e reconheceu o bom trabalho dos homenageados 

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, além dos deputados Francisco Nagib e Helena Duailibe, o secretário de Estado de Políticas para as Comunidades do Maranhão (SEC),  Fabiano Furtado; a primeira-dama de Codó e mãe do deputado Francisco Nagib, Terezinha de Maria Buzar de Oliveira; o prefeito de Codó e esposo da homenageada, Francisco Carlos de Oliveira (PT), conhecido por Chiquinho FC; o prefeito de Trizidela do Vale, Dr. Deibson Balé (PDT); o enxadrista Rafael Leitão; o vice-presidente da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio/MA), Manoel Barbosa; e o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), Francisco Wellington Pereira Caetano.

A Medalha Maria Aragão é destinada a personalidades e instituições que se destacam por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento social, à defesa dos direitos humanos, à democratização, ao meio ambiente e à justiça social.

Já a Medalha “Canhoteiro”, considerada a maior comenda esportiva do Estado, reconhece atletas, ex-atletas e profissionais que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento do esporte maranhense.

Helena Duailibe destaca as contribuições 

A deputada Helena Duailibe saudou os homenageados destacando suas contribuições às causas sociais, ao empreendedorismo e ao esporte.

“Precisamos nos inspirar em exemplos que, realmente, modificam a vida das pessoas. Dona Terezinha é uma inspiração de solidariedade, de amor ao próximo e de mulher empreendedora. Já Rafael Leitão, desde pequeno, despontou como um grande talento no esporte de xadrez e se destacou em nível mundial. Precisamos fazer com que outros jovens se inspirem nos exemplos desses dois homenageados. Por isso, a Assembleia homenageia esses dois grandes e ilustres maranhenses”, afirmou.

O deputado Francisco Nagib, filho da homenageada, fez questão de ratificar o reconhecimento da Assembleia.

“Sou suspeito para falar por ser filho, no caso de dona Terezinha, mas reconheço que a Assembleia faz justiça quando homenageia esses dois grandes exemplos de maranhenses. Dona Terezinha é merecedora dessa honraria que leva o nome de Maria Aragão, mulher que simboliza o trabalho em favor dos mais vulneráveis, como minha mãe. E Rafael Leitão, no esporte de xadrez, que orgulha a todos nós pelos seus feitos”, frisou.

Agradecimentos

Os homenageados agradeceram a Assembleia Legislativa pela concessão das honrarias e que se sentiam orgulhosos pelo reconhecimento.

“Esta honraria muito me honra porque é o reconhecimento de um trabalho. Agradeço, em especial, à deputada Helena Duailibe e aos demais deputados. Estou muito feliz por receber essa homenagem. Sinto-me mais motivada ainda a continuar meu trabalho”, afirmou dona Terezinha.

“É um orgulho muito grande receber essa medalha que leva o nome de um dos maiores atletas que o Maranhão já teve. Estou muito contente. São muitos anos dedicados a representar o Maranhão no esporte de xadrez e, ainda, continuo. Fico muito feliz de receber esta homenagem do estado que eu tanto amo”, disse Rafael Leitão.

Trabalho forte no campo social 

Natural de Codó, Terezinha Buzar construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pelo trabalho social. Participou da formação e expansão do Grupo FC Oliveira, um dos mais importantes conglomerados empresariais do Maranhão, e mantém forte atuação em ações voltadas à responsabilidade social.

Fundadora da Fundação FC Oliveira, desenvolve projetos de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade, além de iniciativas ligadas ao reaproveitamento de materiais, artesanato e sustentabilidade.

Como primeira-dama de Codó, tem intensificado sua participação em programas de acolhimento e assistência às comunidades mais carentes.

Grande Mestre Internacional

Já Rafael Duailibe Leitão, nascido em São Luís, é um dos maiores nomes do xadrez brasileiro. Grande Mestre Internacional pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e pela Federação Internacional de Xadrez por Correspondência (ICCF), é heptacampeão brasileiro e atual número um do país. Iniciou a carreira ainda na infância e tornou-se o mais jovem brasileiro a conquistar o título de Grande Mestre, aos 18 anos.

Único brasileiro bicampeão mundial de xadrez nas categorias de base da FIDE, Rafael representou o Brasil em nove edições das Olimpíadas de Xadrez e alcançou projeção internacional ao figurar entre os 16 melhores enxadristas do mundo em campeonato disputado em Nova Delhi.

Além das conquistas nos tabuleiros, mantém forte presença nas plataformas digitais. 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Deputado Aluízio Santos : E o reconhecimento com Título de Cidadão Santanense

Deputado tem feito um trabalho consistente para a região 
O deputado estadual Aluízio Santos foi homenageado com o Título de Cidadão Santanense, uma das mais importantes honrarias concedidas pelo município. A solenidade reuniu autoridades, vereadores, lideranças políticas e a população local, além da presença do prefeito Márcio Santiago, que destacou a relevância da homenagem.

Fortalecimento de ações e iniciativas ao Munícipio 

A concessão do título reconhece a atuação do parlamentar e sua contribuição para o fortalecimento de ações e iniciativas voltadas ao desenvolvimento de Santana do Maranhão e da região.

Aluízio Santos agradeceu a HOMENAGEM com muito orgulho.

Durante seu pronunciamento, Aluízio Santos agradeceu a homenagem e ressaltou a emoção de passar a integrar oficialmente a história do município. “Recebo essa homenagem com muita gratidão, respeito e responsabilidade. É uma honra passar a fazer parte, oficialmente, da história de uma cidade tão acolhedora e de um povo tão trabalhador”, declarou o deputado.

Manifestação de  Márcio Santiago (PL).

O prefeito Márcio Santiago destacou que: "A homenagem representa o reconhecimento do povo santanense ao trabalho desenvolvido por Aluízio Santos e à parceria construída em benefício do município". 

Acrescentou também :“Este título é uma forma de agradecer e reconhecer o compromisso do deputado Aluízio Santos com nossa cidade. Seu trabalho, sua dedicação e sua disposição em contribuir com o desenvolvimento do município fazem dele merecedor desta honraria. Hoje, Santana ganha oficialmente mais um filho”, concluiu o Prefeito da cidade.

Deputado e as boas e positivas relações com a comunidade 

A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e gratidão, reforçando os laços entre o parlamentar e a população santanense. Com a homenagem, Aluízio Santos passa a integrar oficialmente a história do município, consolidando uma relação construída por meio do diálogo, das parcerias e do compromisso com o desenvolvimento local.

Um POUCO sobre SANTANA DO MARANHÃO

Fundação 19 de junho de 1995 (31 anos)

Municípios limítrofes Araioses, São Bernardo, Santa Quitéria do Maranhão, Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia.

Distância até a capital 406 km

Prefeito:  Marcio Jose Melo Santiago

Geografia : O município de Santana do Maranhão possui uma extensão territorial de 932,030 quilômetros quadrados, ocupando a 108 posição entre os 217 municípios maranhenses em termos de área.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

O Arraial da Assembleia 2026 : Em sua primeira noite

Presidente  Iracema realizou a abertura 
O Arraial da Assembleia recebeu, na quinta-feira (18), em sua primeira noite , vários parlamentares que aproveitaram a ocasião para se divertir e confraternizar com a população ao som de grupos de bumba meu boi, quadrilhas e danças típicas da cultura popular maranhense. O evento, promovido pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), segue até domingo (21), transformando o estacionamento do Palácio Manuel Beckman em um espaço onde o Parlamento e a sociedade civil se encontram para celebrar a identidade regional.

Presidente Iracema Vale :  Preparamos uma festa com muito carinho

“É com muita alegria que a Assembleia Legislativa abre as portas da Casa do Povo para realizar o verdadeiro arraial da família maranhense. Nós, deputados e deputadas, preparamos uma festa com muito carinho, unindo a nossa cultura raiz a um ambiente seguro, tranquilo e totalmente acessível para garantir que a população venha prestigiar o melhor São João do mundo. Serão quatro noites de celebração, folclore e, acima de tudo, de valorização da nossa gente”, disse a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB).

Programação variada 
O Arraial da Assembleia tem como características garantir ao público bem-estar, conforto e segurança e, para tanto, investe em infraestrutura contemplando desde a montagem das barracas, palco e espaços acessíveis até o esquema de mobilidade, permitindo que carros estacionem no Multicenter Sebrae, enquanto vans fazem o translado do público até o terreiro.

O deputado Antônio Pereira (MDB) destacou que o espaço é pensado com muito carinho. “Nós, deputados e deputadas, preparamos uma festa com muito carinho, em um ambiente seguro, tranquilo e totalmente acessível. Pensamos na comodidade de todos para garantir que nossa população prestigie nosso São João”, disse Antônio Pereira.

Glalbert Cutrim (MDB) - Ambiente familiar e acessível às pessoas 

A evolução do evento ao longo dos anos também foi enfatizada pelo deputado Glalbert Cutrim (MDB). O parlamentar chamou a atenção para o salto de qualidade na organização do evento.

“A gente fica muito feliz que, a cada ano que passa, a estrutura melhora, fica ainda mais acessível às pessoas. Temos uma qualidade de barracas, de manifestações culturais e um grande público que pode desfrutar disso tudo com muita segurança, Eu acompanhei o Arraial da Assembleia desde a primeira edição e a gente vem sempre vendo o crescimento,  Cada ano que passa é um Arraial mais bonito, uma estrutura ainda melhor. A Presidente Iracema e toda a equipe da organização aqui do Arraial, do Gedema,  deram show esse ano. Eu acho que é o melhor que está acontecendo e será consolidado. A estrutura é belíssima, com as melhores apresentações, com MUITAS  brincadeiras ,  literalmente renomadas aqui do nosso estado.   A gente fica feliz de poder fazer parte de um momento como esse e cada vez mais valorizando a cultura do nosso estado”, ressaltou o parlamentar.

O deputado Davi Brandão acentuou que a festividade desempenha um papel fundamental de integração coletiva, congregando diferentes setores em torno da celebração junina. “É o arraial da família, com uma participação popular muito grande, presença de deputados, servidores e, principalmente, do povo do Maranhão”, frisou Brandão.

A consolidação do Arraial da Assembleia como peça fundamental do período junino também foi vinculada pelos parlamentares à atual gestão da presidente Iracema Vale e à parceria com o Poder Executivo estadual. A deputada Ana do Gás enalteceu a condução dos trabalhos e o caráter histórico da atual Presidência do Legislativo.

Para Wellington do Curso (PSD), a festividade tem a cara do Maranhense. “É mais um ano de festas com a cara do nosso povo. Esta é uma das datas mais bonitas do ano, um calendário festivo que representa uma oportunidade única de trazer a população para a Assembleia Legislativa”, destacou o parlamentar

A programação artística do Arraial da Assembleia funciona como uma verdadeira vitrine da riqueza cultural do Maranhão, reunindo as principais manifestações folclóricas do estado, como os grupos de bumba meu boi, quadrilhas e danças portuguesas, além de outras expressões tradicionais da região.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

‘Sustentabilidade na Prática" : E o Incentivo ao Empreendedorismo Feminino e de Negócios Sustentáveis

O programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,7 FM), debateu, na terça-feira (16), o tema “Incentivo ao Empreendedorismo Feminino e de Negócios Sustentáveis”. Sobre o assunto, a jornalista Maria Regina Telles conversou com a empreendedora Vilena Silva, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, na categoria Ciência e Tecnologia, e a analista técnica do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA), Rosanira Leite.

Vilena Silva é diretora executiva da startup Compensei, que oferece soluções para gestão climática. Ela explicou o que é a empresa Compensei e seus objetivos.

“A Compensei é uma startup que visa democratizar o acesso à gestão climática para empresas, eventos e instituições públicas, através de uma plataforma digital que permite calcular, reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Criamos a Compensei com o objetivo de olhar para o problema dos impactos ambientais negativos, apresentando soluções de sustentabilidade acessíveis a quaisquer empresas, não somente às grandes”, esclareceu.

A empreendedora contou que sua inspiração para empreender surgiu ainda na infância, ao ajudar os pais no comércio de confecções no interior do Maranhão.

“Anos depois, vim morar e estudar em São Luís, me formei em biologia e comecei a trabalhar em uma grande empresa do setor de energia, atuando na área de gestão ambiental. Foi ali que percebi uma problemática que, mais tarde, me empenhei em solucionar: a inacessibilidade dos recursos de sustentabilidade aos pequenos negócios”, frisou.

Vilena contou que, durante a pandemia, se dedicou a planejar formas de oferecer uma solução de sustentabilidade e ação climática para pequenos e grandes negócios.

“Em 2022, fundei a Compensei com a ajuda do programa Startup Nordeste, iniciativa do Sebrae voltada para o impulsionamento de startups e negócios inovadores na região. Hoje, contamos com um time de onze pessoas que faz esse negócio acontecer”, revelou.

Empreendedorismo

Por sua vez, Rosanira Leite, que é especialista na área de cultura empreendedora e tem forte atuação na mentoria e no fomento ao empreendedorismo feminino, falou das ações desenvolvidas pelo Sebrae.

Ela disse que o Sebrae desenvolve um programa, chamado Sebrae Delas, que trabalha toda e quaisquer ações de empreendedorismo feminino.

“O Sebrae Delas é voltado ao empreendedorismo feminino. Ele oferece capacitações, mentorias e networking para mulheres que desejam iniciar um negócio ou que já possuem empresas e buscam crescimento, organização e maior segurança para faturar mais. foca no desenvolvimento da cultura empreendedora e na criação de uma forte rede de apoio (networking) entre mulheres que enfrentam desafios semelhantes”, esclareceu.

Ela revelou que o Maranhão saiu de um patamar de aproximadamente 37% de negócios formais para 42% de empreendimentos, o que representa cerca de 145 mil negócios.

“O número de empresas gerenciadas por mulheres ainda é um número pequeno, o que nos incomoda, mas tem avançado a cada ano. E está avançando porque as mulheres estão buscando conhecimentos. A criação da Compensei é um exemplo de como as mulheres estão ampliando cada vez mais sua atuação no empreendedorismo”, finalizou.

Aluízio Santos: "Cobra explicações do DNIT sobre situação precária da BR-222"

 

A situação crítica da BR-222, que corta a região do Baixo Parnaíba, foi o tema central do pronunciamento do deputado estadual Aluízio Santos (PL), na sessão desta quarta-feira (17). O parlamentar criticou duramente a gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no estado, após a ausência do superintendente João Marcelo em audiência agendada na Assembleia Legislativa.

Convite ao gestor havia sido aprovado por unanimidade pelos parlamentares

O deputado destacou que o convite ao gestor havia sido aprovado por unanimidade pelos parlamentares, mas foi declinado sob a justificativa de “agenda institucional”. “Essa agenda aqui, deste convite, seria mais do que institucional; é necessária. A Casa representa a voz do povo do Maranhão”, afirmou Aluísio Santos. O deputado confirmou que enviará um novo ofício solicitando a presença do superintendente para a próxima semana.

Aluízio Santos denunciou o que chamou de “fato inusitado” na execução dos serviços de manutenção. Segundo ele, equipes estariam realizando a pintura de faixas laterais e do eixo central da rodovia em trechos onde a infraestrutura básica não foi sequer iniciada.

“Eu nunca tinha visto na minha vida fazer a parte final da obra antes de começar a execução. Não adianta apenas fazer sinalizações da forma que estão fazendo, sem que a obra de base seja realizada”, disparou.

 Afeta diretamente a economia e a segurança

O parlamentar enfatizou que o descaso com a rodovia afeta diretamente a economia e a segurança da população local. Ele relatou que, em deslocamentos frequentes entre São Luís e Chapadinha, depara-se rotineiramente com veículos parados no acostamento devido a danos severos causados por buracos e falta de conservação.

“Não tem uma única vez que eu vá daqui para Chapadinha que não encontre fileiras de carros com pneus cortados. É o prejuízo que essa rodovia está dando a todos nós, de modo especial à região do Baixo Parnaíba”, pontuou.

A elaboração de um despacho ao Ministério Público Federal (MPF)

Diante do impasse e da falta de respostas concretas, Aluízio Santos informou que já solicitou à sua assessoria jurídica a elaboração de um despacho ao Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é que o órgão intervenha para garantir que o cronograma de obras seja esclarecido e efetivamente cumprido pelo DNIT.

Fonte : Assecom /Dep. Aluízio Santos


PALCO EVENTOS : "E o Encontro entre amigos da melhor QUALIDADE"

No PALCO EVENTOS o encontro de descontração e amizade 
Um grupo  pequeno de amigos jornalistas e radialistas participou de um animado encontro de confraternização realizado no espaço Palco Eventos / Calhau , no domingo (14),  em um momento marcado pela amizade, integração , descontração e degustação.

Organização de Leda Lima 

O evento foi organizado por Leda Lima, que reuniu um grupo pequeno de amigos profissionais da comunicação, para uma agradável reunião entre amigos. A programação contou com um delicioso almoço, degustação de diversos sabores e momentos de lazer que proporcionaram  diversão aos participantes.

Ampliando as amizades 

Durante o encontro, os convidados aproveitaram a oportunidade para colocar a conversa em dia, relembrar histórias da profissão e fortalecer os laços de amizade construídos ao longo dos anos. O clima foi de alegria e companheirismo, refletindo a importância da união entre colegas que compartilham experiências no jornalismo e no rádio e de vida principalmente. 

Brincadeiras para os participantes 

Além da confraternização, as brincadeiras e dinâmicas realizadas durante o evento garantiram momentos de descontração e muitas risadas, tornando o encontro ainda mais especial para todos os presentes.

A organizadora, Leda Lima, destacou a satisfação em promover mais uma edição do encontro, ressaltando que iniciativas como essa fortalecem os vínculos de amizade e valorizam o relacionamento entre os profissionais da comunicação.

O encontro no Palco Eventos foi considerado pelo Titular do BLOG um grande sucesso, deixando entre os participantes o desejo de novas reuniões para celebrar a amizade, a convivência e a trajetória compartilhada no jornalismo e na radiodifusão

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Assembleia celebra os 190 anos da Polícia Militar

 Presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB) comandou a sessão
A Assembleia Legislativa realizou, nesta quinta-feira (11), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene em homenagem aos 190 anos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Na ocasião, foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao comandante-geral da corporação, coronel Wallace Amorim.

As homenagens foram propostas pelo deputado Neto Evangelista (MDB), por meio do Requerimento 110/2026 e do Projeto de Resolução Legislativa 37/2026.

A cerimônia foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB), e contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança e convidados.

Além da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o comandante-geral da PM/MA, Coronel Wallace Gleydison Amorim de Sousa; a secretária de Estado de Segurança Pública, coronel Maria Augusta; o coronel PM Francisco, representando o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto; a primeira sub defensora pública, Elainne Alves do Rego Barros Monteiro, representado a defensora pública-geral, Cristiane Marques; o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros; o chefe do Gabinete Militar da Alema, Coronel Emerson Bezerra; o ex-comandante da PMMA, o coronel reformado Diniz; e ex chefe do Gabiente Militar da Alema, Evanildo Silva.

A solenidade celebrou a trajetória de uma das mais antigas instituições públicas do estado. A Polícia Militar do Maranhão foi criada pela Lei Provincial 21, de 17 de junho de 1836, com a denominação de Corpo de Polícia da Província do Maranhão, tendo como missão inicial a manutenção da ordem e da segurança da então província.

Reconhecimento

Em seu pronunciamento, a chefe do Parlamento Estadual reconheceu e agradeceu à PMMA pelo trabalho realizado ao longo de quase dois séculos.

“São 190 anos de presença constante da PMMA nos momentos mais desafiadores vividos pela nossa população. Esse é um momento de reconhecimento a cada policial militar que contribui para construir essa história de quase dois séculos. Uma história que honra o Maranhão e que merece o respeito da Assembleia Legislativa do Maranhão”, destacou Iracema Vale.

Iracema Vale ressaltou a justa e merecida homenagem prestada ao comandante-geral da PMMA, Wallace Amorim, em reconhecimento a sua trajetória de quase 30 anos dedicados à corporação.

“Sua trajetória é marcada pela disciplina, pela competência e pelo compromisso com a missão de servir. Ao longo de sua carreira, acumulou experiência em diversas áreas da Polícia Militar. Coronel Wallace Amorim construiu e conquistou confiança ao longo de sua carreira. Quem chega ao comando-geral da PMMA é porque, certamente, construiu essa confiança através do trabalho e da dedicação”, frisou.

Agradecimentos

A secretária de Estado de Segurança Pública, Coronel Maria Augusta, agradeceu a Assembleia Legislativa pela iniciativa de celebrar os 190 anos da PMMA e parabenizou o comandante-geral Wallace Amorim pela honraria recebida.

“Hoje, não celebramos apena uma data, mas uma história construída em 190 anos por gerações de homens e mulheres que fizeram da proteção ao próximo a razão de suas vidas. São 190 anos de uma instituição que esteve e está presente nos momentos mais importante da história do Maranhão. Essa gloriosa corporação permanece firme no seu compromisso de preservar vidas, garantir a ordem pública e servir a população”, assinalou.

O comandante-geral da PMMA agradeceu a Assembleia pela concessão da honraria e a celebração dos 190 anos da PM/MA.

“É uma honra está comandando a PMMA nesse momento festivo de 190 anos. Compartilho essa medalha com o principal ativo dessa corporação, que são os homens e mulheres que fazem essa instituição, e nossos veteranos. Essa medalha é de todos os policiais militares que fazem e fizeram parte dessa história gloriosa de 190 anos”, pontuou.

Ao longo de quase dois séculos, a corporação passou por diversas transformações estruturais e administrativas, acompanhando o crescimento e as necessidades da sociedade maranhense.

Atualmente, a PMMA integra a estrutura da Secretaria de Estado da Segurança Pública e desempenha funções de policiamento ostensivo e preventivo em todo o território maranhense, contando com investimentos em capacitação profissional, modernização de equipamentos e fortalecimento de suas unidades operacionais.

A formação dos oficiais também evoluiu ao longo dos anos. A primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi graduada em 1966, na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Posteriormente, oficiais maranhenses passaram a ser formados em academias de estados como Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará. Com a criação da Academia de Polícia Militar do Maranhão, em 1993, a formação passou a ocorrer no próprio estado.

Durante a solenidade, o comandante-geral da PMMA, coronel Wallace Amorim, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo maranhense.

Formação acadêmica diversificada

Natural de São Luís, o coronel Wallace Amorim ingressou na corporação em 1994, por meio de concurso para o Curso de Formação de Oficiais, construindo uma carreira marcada pela ascensão gradual nos postos da instituição até alcançar o posto de coronel, em 2021.

O oficial possui formação acadêmica diversificada, sendo bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Direito pela Universidade Ceuma. Também é especialista em Gestão de Trânsito e Transporte e em Segurança Pública.

Ao longo da carreira, comandou importantes unidades da Polícia Militar, entre elas o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), a 6ª Companhia Independente, em São João dos Patos, o 9º BPM, em São Luís, o Batalhão de Polícia de Turismo (BPTUR) e o 33º BPM, em Colinas. Também exerceu a função de diretor de Ensino da corporação antes de assumir o comando-geral da instituição.

O coronel Wallace Amorim acumula diversas condecorações por sua atuação profissional, incluindo a Medalha Brigadeiro Falcão, maior comenda da Polícia Militar do Maranhão.

A sessão solene reunirá autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança, imprensa e convidados, em reconhecimento à contribuição histórica da Polícia Militar do Maranhão para a preservação da ordem pública e a segurança da população maranhense

terça-feira, 9 de junho de 2026

Aluizio Santos : "Aprovado convite ao Superintendente Regional do DENIT no Maranhão".

Aluízio Santos (PL) e a preocupação com a BR 222 Chapainha /Itapecuru
Foi Aprovado na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (09) , o requerimento de número 193/2026 ,de autoria do deputado Aluízio Santos (PL) , solicitando que seja enviado convite ao Superintendente  Regional do DENIT no Maranhão, o senhor João Marcelo Santos Souza , para que compareça a esta Casa Legislativa , com o intuito de prestar esclarecimentos a esta casa legislativa sobre o início da obra de pavimentação asfáltica das rodovias federais  no Maranhão , em especial a BR -222 no Trecho que liga os municípios de Chapadinha a Itapecuru-Mirim.

O Requerimento foi aprovado na sessão ordinária .

Deputado falou sobre a aprovação 

"Aprovamos um convite ao DENIT, que é  um órgão  federal,  aprovamos na Assembleia o requerimento 193/2026, já sugerindo uma data para terça-feira, com um convite Superintendente  Regional do DENIT no Maranhão, o senhor João Marcelo Santos Souza ,  espero que ele possa comparecer, porque ficou uma situação insustentável, imagine só, uma BR-222 de 141 km, que compreende de Chapadinha ao entroncamento de Itapécuru- Mirim , você tem uma BR daquela , com muitas dificuldade de transitar , e não é de hoje, quando fizeram o primeiro serviço no setor , eu já tive fazendo alerta, alertei como engenheiro civil, e colocaram brita, sem ter base, não fizeram base, portanto o trânsito de transporte de grãos terminou, aquela brita descendo, trazendo complicações , destruindo trechos significativos da BR, e na  sequência , preocupados ,  tivemos reunião com o João Marcelo,  uma , duas , pelo menos por três vezes, para tratar da questão do projeto".

Movimentos em Chapadinha 

"Tivemos  manifesto lá em Chapadinha, teve reunião com o pessoal da associação do transporte alternativo, foi dado data, recurso  licitado, tem mais de três meses que aconteceu , solicitação e que iniciaria essas obras no dia da reunião com o pessoal do transporte alternativo, ficou acertado que começaria no dia 2 de maio , e nós estamos aqui hoje, quase na metade do mês de junho, não se deu uma resposta, não tem uma máquina trabalhando, não tem um canteiro de obra instalado".

 Preocupação 

'E aí outra situação que  nós temos na BR 135,  é  com  ponte  da Estiva , eu passei duas horas esperando nesse "siga e pare",  e o outro lado, que está se passando, a abertura já está maior do que o lado que foi interditado, não se tem uma previsão de obra,  não tem ninguém trabalhando com solidez lá'. 

Agradecendo os deputados pela compreensão 

"Se interdita uma situação e não oferece uma alternativa, é preocupante , então assim COM essa convocação/convite , aprovada hoje, eu quero agradecer todos os deputados da casa,  ao aprovar  esse convite ,   para que ele possa vir,  aqui na terça-feira , que foi prevista AQUI a data e mais do que isso,  eu também ingressei uma ação no Ministério Público Federal , para a União e também para o  DENIT , para que a gente possa garantir essa obra, mesmo com o período vedado, que vai entrar ai",  Concluiu o deputado  

ARNALDO MELO : E a homenagem aos 95 anos de fundação do Rotary Club São Luís

Iniciativa do Deputado Arnaldo Melo (MDB)
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta terça-feira (9), sessão solene em homenagem aos 95 anos de fundação do Rotary Club São Luís, uma das mais tradicionais instituições filantrópicas do estado. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Arnaldo Melo (MDB) em reconhecimento à trajetória de serviços prestados pela entidade à sociedade maranhense ao longo de quase um século.

O ato solene foi comandado, alternadamente, pelos deputados Arnaldo Melo e Florêncio Neto (PSB) e reuniu parlamentares, autoridades, representantes da sociedade civil, convidados e dirigentes rotarianos.

Durante o ato, foram destacados o pioneirismo e a contribuição histórica do clube para o desenvolvimento social, educacional e humanitário do Maranhão

Fundado em 20 de maio de 1931, o Rotary Clube de São Luís foi o primeiro clube do então Distrito 4490 e o quarto a ser instalado no Brasil. Atualmente, o Rotary Club de São Luís é presidido por Eva Rufino da Silva Castro.

Ao longo de sua história, a instituição consolidou-se como referência em ações voltadas à promoção da cidadania, da ética e do serviço voluntário, desenvolvendo projetos de grande impacto nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e construção da paz.

Além dos deputados Arnaldo Melo e Florêncio Neto, compuseram a mesa de honra da cerimônia o desembargador Jamil Gedeon, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA); a presidente do Rotary Club São Luís, Eva Rufino; o advogado Luís Cláudio Frazão, representando a Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB/MA); Paulo Zaidan Drumond, representando o governador do Distrito 4490 do Rotary Club;  a primeira governadora do Rotary Club, Eulália das Neves Ferreira (2008-2009), e a presidente da Casa da Amizade (Associação das Senhoras de Rotarianos), Maria Luiza Pires Sales.

Arnaldo Melo destacou o legado / Rotary

Em seu pronunciamento, o deputado Arnaldo Melo ressaltou a importância da homenagem e destacou o legado construído pelo Rotary ao longo de seus 95 anos de existência.

“O Rotary Club São Luís tem uma história marcada pelo compromisso com o bem comum, pela defesa de valores éticos e pela realização de iniciativas que transformam vidas. Esta homenagem reconhece a contribuição de gerações de rotarianos para o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou.

A Presidente se manifesta  em agradecimento

Eva Rufino agradeceu à Assembleia Legislativa pela iniciativa de celebrar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Rotary Club de São Luís durante os 95 anos de existência.

“É com esse espírito de celebração que vivemos, hoje, um momento de singular importância. Esta Casa Legislativa, que representa a voz e a vontade do povo maranhense, reconhece o legado de trabalho do Rotary Club São Luís. Nosso profundo agradecimento ao deputado Arnaldo Melo”, afirmou.

Placas e Certificados aos rotarianos 

Na oportunidade, foram homenageados com a entrega de placas e certificados os rotarianos João Batista da Silva Filho, Douglas Pereira Filho e José Clementino da Silva e a senhora Valderez Melo, ex-presidente do Grupo de Esposa de Deputados do Maranhão (GEDEMA).

Trajetória do Rotary Clube

A trajetória do clube teve início durante reunião realizada no antigo Maranhão Hotel, sob a presidência de James Roth e com o apoio do então governador do Distrito 72, Miguel Arrojado Lisboa, integrante do Rotary Club do Rio de Janeiro.

Desde então, a entidade passou a reunir líderes empresariais e profissionais comprometidos com ações humanitárias e com o fortalecimento das comunidades onde atuam.

A sessão solene reafirmou o reconhecimento do Poder Legislativo maranhense à contribuição histórica do Rotary Club São Luís, cuja atuação continua inspirando ações de cidadania e transformação social em benefício da população.


domingo, 7 de junho de 2026

Aluízio Santos: E a "LUTA", para reconstrução da BR-222 entre Chapadinha e Itapecuru-Mirim

Aluizio Santos e ação em favor de toda uma extensa região 
O deputado estadual Aluízio Santos(PL-MA) protocolou uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando a instauração de inquérito civil e o ajuizamento de uma Ação Civil Pública contra a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) devido às condições precárias da BR-222, no trecho entre Chapadinha e Itapecuru-Mirim, no Maranhão Veja clicando Representação MPF – DNIT – 01-06-2026
Trechos de extrema dificuldade 
Segundo o parlamentar, os cerca de 141 quilômetros da rodovia federal apresentam grave deterioração, com crateras e trechos considerados praticamente intrafegáveis, colocando em risco motoristas, passageiros e transportadores que utilizam diariamente a via.

Na representação, Aluízio argumenta que o DNIT tem realizado apenas intervenções paliativas ao longo dos últimos anos, sem resolver de forma definitiva os problemas estruturais da rodovia. O documento destaca ainda que a situação compromete o escoamento da produção agropecuária da região, dificulta o transporte de pacientes para tratamento de saúde e aumenta os riscos de acidentes e assaltos

Deputado pede ao MPF 
O deputado pede que o MPF apure a situação da estrada por meio de perícias e informações técnicas e, posteriormente, proponha uma ação judicial para obrigar o DNIT e a União a executarem medidas emergenciais e um plano definitivo de reconstrução do pavimento.

Ofício ao Superintendente regional do DNIT 
Além da representação ao Ministério Público Federal, Aluízio também encaminhou ofício ao superintendente regional do DNIT no Maranhão, João Marcelo Santos Souza, cobrando providências imediatas. Veja clicando Ofício DNIT – 01-06-2026

Entre as medidas solicitadas estão a instalação de sinalização emergencial em todo o trecho crítico, a realização de uma força-tarefa para serviços de tapa-buracos e remendos profundos e a apresentação de um cronograma oficial para a recuperação integral da rodovia.

“O estado da BR-222 compromete a segurança dos usuários e afeta diretamente o desenvolvimento econômico do Baixo Parnaíba Maranhense”, sustenta o parlamentar nos documentos encaminhados aos órgãos federais.

A BR-222 é considerada uma das principais rotas logísticas da região, sendo utilizada para o transporte da produção agrícola até o Porto do Itaqui e para o deslocamento diário de milhares de moradores do interior do Maranhão

Ver  "parte", do ofício abaixo .

OFÍCIO Nº ______/2026 

São Luís/MA, 01 de junho de 2026

João Marcelo Santos Souza 

Superintendente Regional do DNIT no Estado do Maranhão 

Rua Jansen Muller, 37 – Centro – CEP 65020-290 – São Luís/MA

Assunto: Pedido de Providências Urgentes – Sinalização e Recuperação Emergencial

da Rodovia BR-222 (Trecho Chapadinha a Itapecuru-Mirim).

Senhor Superintendente, 

Cumprimentando-o cordialmente, após várias tratativas junto a este órgão federal, venho, por meio deste ofício, solicitar uma vez mais, a adoção de providências executivas em caráter de urgência em relação ao estado de abandono e deterioração do pavimento asfáltico da Rodovia BR-222, especificamente no trecho de aproximadamente 141 quilômetros que interliga os municípios de Chapadinha e Itapecuru-Mirim. 

Como é de conhecimento desta autarquia, a referida rodovia constitui o principal eixo logístico do Baixo Parnaíba Maranhense, sendo a artéria vital para o escoamento da produção agrícola da região até o Porto do Itaqui, bem como para o trânsito diário de milhares de cidadãos, dentre eles os que precisam se deslocar para tratamentos de saúde fora dos seus domicílios. 

Contudo, o trecho se encontra em condições intrafegáveis, com proliferação dia após dia de crateras profundas que tem forçado os condutores a realizarem manobras evasivas de extremo risco (frequentemente na contramão), gerando risco para a vida e a integridade física das pessoas, além de facilitar a ocorrência de assaltos devido à necessidade de redução drástica de velocidade. 

Ressalta-se que as intervenções pretéritas realizadas na via consistiram em medidas paliativas, incapazes de suportar o fluxo de veículos pesados e as intempéries climáticas.

Diante da gravidade fática e da iminência de acidentes fatais, requer-se a esta Superintendência Regional que determine, incontinenti, a execução das seguintes medidas: 

1. Sinalização Emergencial: Instalação de sinalização vertical e horizontal ostensiva de advertência ao longo de todo o trecho crítico, alertando os usuários sobre os perigos e anomalias na pista. 

2. Operação Emergencial de Restauração: Deflagração de uma força-tarefa para a execução de serviços de remendo profundo e tapa-buracos nos pontos críticos que hoje inviabilizam o tráfego seguro.

 3. Plano de Reconstrução Definitiva: Apresentação a este subscritor de um cronograma oficial contendo o planejamento (com previsão orçamentária e projeto executivo) para o recapeamento asfáltico integral e definitivo do trecho supracitado. 

Certo do compromisso desta Superintendência com a integridade física dos cidadãos maranhenses e com o desenvolvimento logístico do nosso Estado, aguardo um retorno quanto ao cronograma de início das operações emergenciais requeridas. Respeitosamente, 

Deputado Aluízio Santos 



quinta-feira, 4 de junho de 2026

LEANDRO BELLO : E A LEI 12.516, DE 28 DE MARÇO DE 2025.

LEI Nº 12.516, DE 28 DE MARÇO DE 2025
Originária do Projeto de Lei nº 792/2023, de autoria do Deputado Leandro Bello
 Lei garante carrinhos de compras adaptados para pessoas com deficiência no Maranhão

Por iniciativa do deputado estadual Leandro Bello, foi sancionada a Lei Estadual nº 12.516, de 28 de março de 2025, que torna obrigatória a disponibilização de carrinhos de compras adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares no Maranhão. A medida representa um importante avanço na promoção da acessibilidade, da inclusão social e da autonomia dos consumidores maranhenses. 

A legislação determina que os estabelecimentos adaptem, no mínimo, 5% de seus carrinhos de compras, seguindo os padrões técnicos de acessibilidade estabelecidos pela ABNT. Os equipamentos deverão ser disponibilizados gratuitamente aos usuários, cabendo aos comerciantes a responsabilidade pela manutenção e conservação dos carrinhos em perfeitas condições de uso. 

Além disso, a lei estabelece que supermercados, hipermercados, shopping centers e lojas de departamentos de grande porte devem afixar placas e cartazes em locais visíveis, indicando os pontos de retirada dos carrinhos adaptados. Os estabelecimentos tiveram prazo de 180 dias, contados a partir da publicação da norma, para se adequarem às novas exigências. A fiscalização ficará a cargo dos órgãos de proteção e defesa do consumidor. 

A ORIGEM 

A Lei nº 12.516 teve origem no Projeto de Lei nº 792/2023, de autoria do deputado Leandro Bello, aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão antes de ser sancionado pelo governador Carlos Brandão. A proposta foi defendida como uma forma de garantir mais dignidade, independência e igualdade de acesso às pessoas com deficiência durante atividades cotidianas, como as compras em estabelecimentos comerciais. 

Segundo o parlamentar, a iniciativa reforça o compromisso com políticas públicas voltadas à inclusão e à acessibilidade. A nova legislação beneficia diretamente milhares de maranhenses, eliminando barreiras e promovendo um ambiente mais acolhedor e acessível para todos. 

Principais pontos da Lei nº 12.516/2025:
Obrigatoriedade de carrinhos adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;

Disponibilização mínima de 5% da frota de carrinhos em cada estabelecimento;
Adequação às normas técnicas de acessibilidade da ABNT;
Uso gratuito para os consumidores;
Manutenção obrigatória dos equipamentos pelos estabelecimentos;
Sinalização dos locais de retirada dos carrinhos;
Fiscalização pelos órgãos de defesa do consumidor. 

 Para melhorar a vida /acessibilidade :mais autonomia e conforto
A sanção da Lei nº 12.516 representa mais um passo na construção de um Maranhão mais inclusivo, garantindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham mais autonomia e conforto no acesso aos serviços oferecidos pelo comércio.

Ver a Lei: abaixo

LEI Nº 12.516, DE 28 DE MARÇO DE 2025. 

Estabelece a obrigatoriedade da disponibilização de carrinhos de compras adaptados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares, no âmbito do Estado do Maranhão. 

O GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO, 

Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia Legislativa do Estado decretou e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º - Esta Lei torna obrigatório o fornecimento de carrinhos de compras adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida pelos supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares no Estado do Maranhão.

Parágrafo Único - Para os efeitos do caput deste artigo, os estabelecimentos deverão adaptar 5% (cinco por cento) dos seus carrinhos de compras às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, conforme os padrões de normas técnicas de acessibilidade da ABNT. 

§ 1º - Os equipamentos referidos ao caput deste artigo serão fornecidos sem qualquer ônus ao usuário, cabendo aos estabelecimentos comerciais a manutenção dos mesmos em perfeitas condições de uso.

 § 2º - Os estabelecimentos referidos neste artigo afixarão, em local de grande visibilidade, em suas dependências externas e internas, inclusive nas garagens, cartazes ou placas indicativas dos postos de retirada dos equipamentos.

 § 3º - Estes dispositivos são aplicáveis aos supermercados, hipermercados, lojas de departamentos equiparadas em seu porte aos supermercados e shopping centers. 

Art. 2º - Os estabelecimentos comerciais - supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares - terão o prazo de 180 (cento e oitenta) dias para se adaptar ao cumprimento desta Lei, contados da data de sua publicação.

 Art. 3º - A fiscalização do cumprimento desta Lei compete aos órgãos de proteção e defesa do consumidor. 

Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DIRETORIA LEGISLATIVA

 Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e a execução da presente Lei pertencerem que a cumpram e a façam cumprir tão inteiramente como nela se contém. O Excelentíssimo Senhor Secretário-Chefe da Casa Civil a faça publicar, imprimir e correr.

 PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO, EM SÃO LUÍS, 28 DE MARÇO DE 2025, 204º DA INDEPENDÊNCIA E 137º DA REPÚBLICA. 

CARLOS BRANDÃO Governador do Estado do Maranhão 

SEBASTIÃO TORRES MADEIRA Secretário-Chefe da Casa Civil

 (Originária do Projeto de Lei nº 792/2023, de autoria do Deputado Leandro Bello)