quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Comissão de Saúde debate sobre condições de trabalho dos médicos maranhenses


A Comissão de Saúde reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (01), na Sala das Comissões, com uma comissão de médicos para debater sobre as condições de trabalho da classe médica maranhense, principalmente em relação à defasagem de preços pagos nos plantões médicos.

O deputado Antônio Pereira (DEM), que é médico e presidente da Comissão, coordenou a reunião que contou com a participação dos deputados Carlinhos Florêncio (PCdoB), Yglésio Moysés (PROS) e Rafael Leitoa (PDT). A proposta da reunião partiu do deputado Yglésio Moyses, que também é médico.

Representando a categoria dos médicos participaram, dentre outros, Abdon José Murad Neto, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Maranhão (CRM); Adolfo Silva Paraíso, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (Sindmed), e Hérisson Mouzinho, dirigente da Associação dos Médicos Plantonistas dos Serviços Públicos de Saúde de São Luís.

Defasagem


Inicialmente, o deputado Yglésio fez um rápido retrospecto da situação vivenciada, atualmente, pelos médicos maranhenses, acentuando a desvalorização a que está submetida à categoria no que diz respeito, dentre outros fatores, principalmente aos valores pagos nos plantões médicos. Em seguida, os médicos tiveram a oportunidade de relatar as condições de trabalho que enfrentam. 

Adolfo Silva disse que há 11 anos que a tabela de preços pagos nos plantões não é reajustada e que, hoje, está cada dia mais difícil um médico ser contratado e ter seus serviços pagos por um preço justo. “Os procedimentos licitatórios adotados pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh-MA), para a contratação de médicos, só levam em conta o menor preço, e esse preço é cada dia menor. Desta forma, o Estado corre o risco de ficar sem prestadores de serviços médicos”, denunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário