quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

DIA HISTÓRICO PARA AMMA: EX-PRESIDENTE RONALDO MACIEL ELEITO DESEMBARGADOR DO TJMA


Dia histórico para a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA). Pela primeira vez na sua história, dois juízes que ocuparam a Presidência e a 1ª. Vice-Presidência da entidade se tonam desembargadores do Tribunal de Justiça. Os juízes Francisco Ronaldo Maciel, que presidiu a AMMA por duas gestões consecutivas (2003 a 2006), e Raimundo Bogéa, que ocupou a 1ª vice-presidência também no mesmo período, foram eleitos pelos critérios de merecimento e antiguidade, respectivamente, durante a sessão plenária administrativa desta quarta-feira (1).

O novo desembargador Raimundo Bogéa, ao lado do presidente do Tribunal,
 desembargador Lourival Serejo,durante o ato de posse no TJMA

Ronaldo Maciel e Raimundo Bogéa foram precursores do associativismo na Magistratura maranhense e marcaram a história da AMMA em duas gestões coroadas de êxito, pautadas, principalmente, na luta pela independência e transparência no Judiciário e pelo respeito à Magistratura de 1º Grau.

O anúncio dos nomes dos dois novos desembargadores do TJMA foi comemorado por juízas e juízes, que veem na trajetória de Ronaldo Maciel a confirmação de que competência e coragem são imprescindíveis na carreira da Magistratura.

O atual presidente da AMMA, juiz Holídice Barros, disse que a eleição de Ronaldo Maciel coroa uma carreira marcada pela integridade, dedicação e altivez.

“Para a AMMA, esta nomeação é muito representativa porque o magistrado Ronaldo Maciel foi Presidente de nossa instituição e teve uma passagem histórica, quando liderou a Magistratura Maranhense com muito brio e combatividade, contribuindo com a evolução do nosso Poder Judiciário”, destacou Holídice.

Avaliação semelhante do também ex-presidente da AMMA, juiz Gervásio Santos, para quem a escolha de Ronaldo Maciel para compor o TJMA é o reconhecimento da sua dedicação à Magistratura, compromisso demonstrado desde sempre, mas em especial quando presidiu a AMMA entre os anos de 2003 a 2006.

Ronaldo Maciel, ao lado do presidente da AMMA, Holídice Barros,  dos ex-presidentes Gervásio Santos e Angelo Santos e desembargadores, na solenidade de posse

Ronaldo Maciel, ao lado do presidente da AMMA, Holídice Barros, 
dos ex-presidentes Gervásio Santos e Angelo Santos e desembargadores, na solenidade de posse

Coragem e dedicação foram as palavras do juiz Angelo Santos para definir o perfil de Ronaldo Maciel desde que ingressou na Magistratura maranhense. “Ronaldo foi um grande e destemido líder associativo que serviu de exemplo para as novas gerações de presidentes da AMMA e hoje coroa de êxito a sua luta pela independência do Judiciário”, afirmou Angelo, que também presidiu a entidade em duas gestões consecutivas (2017 a 2020).

Na avaliação da juíza Lavínia Maciel, a ascensão de Ronaldo ao Tribunal de Justiça tem um imenso simbolismo para juízas e juízes do Maranhão, “por laurear uma carreira marcada pela competência e coragem, tanto na atividade jurisdicional, quanto no associativismo”.

Admiração da Corte

Na Corte do TJMA, o juiz Ronaldo Maciel também foi recebido com admiração por sua trajetória. Para o desembargador Cleones Carvalho Cunha, Ronaldo foi exemplo de magistrado desde sua passagem como juiz pelo interior, na capital e como presidente da AMMA.

“A eleição de Ronaldo para o TJMA demonstrou todo o reconhecimento do TJMA, pois todos deram a ele nota máxima. Para nós, é uma grande alegria tê-lo na Corte”, enfatizou Cleones.

Agradecimentos

Após tomar posse no cargo de desembargador do TJMA, Ronaldo Maciel fez um breve agradecimento aos colegas magistrados presentes à solenidade no Gabinete da Presidência e falou da satisfação de chegar à Corte do TJMA.

“Momento de muita alegria chegar ao ápice da carreira e olhar para trás e ver tudo que você passou, filho de uma família pobre da cidade de Codó. É um momento de muita satisfação e, acima de tudo, de reconhecimento do dever cumprido, de ver seu Tribunal reconhecer seu trabalho e o compromisso de assumir e continuar a fazer a entrega da prestação jurisdicional ágil, eficiente e, acima de tudo, defendendo os ideais republicanos”, enfatizou Maciel.

Raimundo Bogéa assim definiu sua nova missão no TJMA: “É mais uma etapa da carreira. Não representa nenhum envaidecimento. Simplesmente, mais trabalho e dedicação à Magistratura”.

Juízes Angelo Santos, Holídice Barros, Heluy Júnior e Marco Adriano prestigiaram a posse do novo desembargador do TJMA, Ronaldo Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário