sábado, 22 de abril de 2023

Corregedoria inicia inspeção nas zonas eleitorais


Desde 13 de março, a Corregedoria do TRE-MA vem realizando inspeções nas zonas eleitorais, com trabalhos presididos pelo corregedor, desembargador José Gonçalo de Sousa Filho.
 
Elas acontecem de forma presencial e, em alguns municípios, de forma virtual, obedecendo critérios como zonas que não passaram por inspeção a mais de 5 anos e quantidade de processos em acervo, além de atender cumprimento das metas e indicadores do CNJ
 
A inspeção é um procedimento rotineiro que tem o intuito de verificar a regularidade das atividades cartorárias, prevenir ocorrência de falhas e promover a melhoria contínua dos processos de trabalho da justiça eleitoral.
 
Segundo o chefe Flauberth Santos, da Seção de Inspeção e Correição (SEICO), “a inspeção é uma função primordial da Corregedoria e tem caráter saneador e pedagógico junto às unidades inspecionadas. Nesse sentido, é um momento de verificar se os procedimentos executados pelas zonas eleitorais estão de acordo com as normas estabelecidas vigentes, bem como identificar as necessidades estruturais e patrimoniais dessas unidades, a fim de aprimorar o desempenho da prestação jurisdicional”.
 
As primeiras zonas a receberem equipe da CRE foram Dom Pedro (48ª), Presidente Dutra (54ª) e São Domingos do Maranhão (60ª).
 
As próximas, no período de 24 a 28 de abril, serão virtuais nas zonas de São José de Ribamar (47ª), Vargem Grande (50ª), Paulo Ramos (102ª), Turiaçu (39ª) e Amarante do Maranhão (99ª).
 

Em algumas zonas, o desembargador José Gonçalo reúne a sociedade local para falar em audiência pública sobre o processo eleitoral e o retorno da biometria que começou de forma gradativa em todo o estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário