quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

‘Saúde e Bem-Estar’: Recebe especialista em Cardiologia e Ecocardiografia, Renato Azevedo

Apresentação : Marina Sousa e Leda Lima

Nesta quarta-feira (28), o programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), destacou o tema prevenção e check-up cardiovascular com o médico especialista em Cardiologia e Ecocardiografia, Renato Azevedo. Na conversa com as radialistas Marina Sousa e Leda Lima, ele detalhou os cuidados necessários em relação à prevenção e o check-up cardiovascular.

Renato Azevedo disse que a atividade física é um dos pilares para se ter uma vida saudável. Mas advertiu que é preciso realizar um check-up antes de praticar qualquer atividade física.

“Cada vez mais se confirma que fazer exercícios físicos é essencial para a nossa saúde, mas o check-up é essencial para saber se a pessoa está apto a fazer atividade física e de que forma praticar. Ou seja, a pessoa precisa ser orientada nesse aspecto”, alertou.

Mais exercícios físicos, vida mais longa 

Azevedo revelou ainda que estudos recentes mostram que pessoas que fazem mais exercícios físicos vivem mais. “Quanto mais práticas esportivas, mais efeitos positivos acontecem em nosso corpo. São dados cientificamente comprovados”, destacou.

O médico disse que a pressão arterial, o diabetes, o tabagismo e a obesidade são os fatores que mais contribuem para a ocorrência de problemas no coração. “Esses fatores somados aumentam o risco de acontecer um infarto. E são todos fatores tratáveis. Se você não tem nenhum desses problemas, o risco de acontecer um infarto é menor”, frisou.

Exame : " Padrão Ouro" / Cateterismo 

O médico esclareceu que o cateterismo é um exame para se avaliar se há obstruções nas coronárias e é considerado o exame “padrão ouro”.

“Esse exame não é solicitado para todo mundo. Ele segue critérios rigorosos para ser feito e tem caráter invasivo. É, geralmente, indicado para pessoas que acusam dor no peito, falta de ar ou teve queda na função do coração constatada em outros exames”, explicou.

Por fim, Renato Azevedo alertou que a nossa saúde é feita pelas escolhas que se faz no dia a dia, como fazer atividade física e se alimentar melhor, por exemplo.

“Nossa saúde está intrinsecamente relacionada com essas escolhas que fazemos cotidianamente. Fazer o certo e sob orientação médica é o melhor caminho para termos uma boa saúde”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário