sexta-feira, 11 de março de 2022

Campanha explica as causas e como tratar sensibilidade dentária


A campanha Saúde Bucal do mês de março tem como tema “Sensibilidade dentária: conheça as causas e como tratar”, abordado por Aparecida Chaves, da Divisão Odontológica do Tribunal de Justiça do Maranhão. De acordo com a odontóloga, a sensibilidade nos dentes é uma queixa comum na prática clínica odontológica.

“Com o aumento do período de permanência dos dentes na cavidade bucal, as mudanças de hábitos alimentares e de higiene dental têm aumentado a incidência clínica de efeitos prejudiciais decorrentes do desgaste dental. As estruturas do dente, quando perdidas, podem dar origem à sensibilidade dentinária, que se apresenta com casos de dor aguda, localizada e de curta duração, relacionada a regiões com exposição de tecido dentinário ao meio bucal”, descreve Aparecida Chaves.

Saúde Bucal é uma campanha criada pelo TJMA, como forma de compartilhar informações e dicas de saúde para a população em geral, não apenas para servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário. A Divisão Odontológica é chefiada pelo odontólogo Rafael Silva Santos.

NATURAL


Segundo a profissional da Divisão Odontológica do TJMA, esse desgaste é um processo fisiológico natural resultante da erosão, abrasão e atrição. Porém, em determinadas circunstâncias e, em alguns indivíduos, o desgaste dental pode se apresentar excessivo e, portanto, patológico.

“Essa perda patológica de tecido dental mineralizado tem se tornado um problema crescente, não apenas entre pessoas idosas, pelo aumento da longevidade e da permanência dos dentes na cavidade bucal, como também entre adultos e jovens”, revela a odontóloga.

Aparecida Chaves explica que a sensibilidade dentária acontece quando a dentina, tecido coberto pelo esmalte do dente, fica exposta pela perda desse esmalte dentário.

“Dentre outras causas que podem resultar na exposição da dentina e gerar um quadro de sensibilidade nos dentes, podemos citar: fratura ou queda de restaurações já existentes, desgastes decorrentes do uso de abrasivos na escovação e da força excessiva na hora da limpeza, em técnicas ‘improvisadas’ de clareamento dental, em casos de retração gengival – quando a gengiva deixa à mostra a parte desprotegida do dente –, além de casos de apertamento e bruxismo, em que há um desgaste na superfície dental”, relata.

Por fim, prossegue Aparecida Chaves, pelos efeitos colaterais de medicamentos ou tratamentos agressivos, a exemplo de radioterapia e quimioterapia. Ela conta que a dor é estimulada por determinados alimentos, doces e ácidos, ou certas temperaturas, muito quentes ou muito geladas.

TRATAMENTO


O tratamento é variável e pode ser feito por meio do uso de cremes dentais, flúor, dessensibilizantes, adesivos dentários, uso de laser, restaurações, cirurgias mucogengivais e, em casos extremos, o tratamento de canal, destaca Aparecida Chaves.

“Para ter certeza do que é e tratar, só mesmo após uma consulta com o dentista, que, além de realizar um exame visual, pode submeter o paciente a testes clínicos e radiografias, se necessário. Deixar de procurá-lo, mesmo se a dor passar, há a possibilidade de a sensibilidade evoluir e se transformar em uma inflamação grave. Não existe autotratamento, tem que procurar o dentista”, afirma a odontóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário