terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Prevenção das ISTs no Carnaval

O Governador Carlos Brandão empossou (segunda), quase 800 gestores escolares eleitos de forma democrática pela comunidade escolar, além de anunciar, em parceria com o Governo Federal, a abertura de 97 novas escolas em tempo integral no estado, dobrando para 192 unidades em todo o Maranhão. "Momento histórico, que vai garantir um futuro melhor para os nossos estudantes. Viva a educação!", comemorou Brandão.

Mais de 5 milhões de insumos de prevenção

As prévias carnavalescas no Maranhão contam com a distribuição de insumos para os municípios: mais de 5 milhões de insumos de prevenção, entre preservativos internos e externos, gel lubrificantes, medicamentos contra exposição e autotestes foram distribuídos no MA. Ao todo, serão dois milhões de preservativos internos (femininos) e 900 mil externos (femininos), além de três milhões de gel lubrificante e 1.900 autotestes, incluindo a cota extra de 4 mil, enviada pelo Ministério da Saúde ao estado.

Bloco do Doador

O Bloco do Doador foi lançado oficialmente no Hemomar, em São Luís, com o tema “Vem ser feliz doando sangue no Carnaval do Maranhão”. As coletas externas neste período de pré-carnaval vão acontecer nos dois circuitos carnavalescos oficiais do Governo do Estado: na próxima quinta, dia 1º de fevereiro, no Círculo Militar, na Avenida Litorânea e na quarta da próxima semana, dia 7 de fevereiro, na Avenida Beira-Mar, em São Luís.

Redução na taxa de feminicídio

O Maranhão registrou, em 2023, a maior queda no índice de feminicídios dos últimos cinco anos. No total, foram 50 ocorrências no período em todo o estado, o que representa uma redução de 28% em comparação com 2022, quando houve 69 casos. Maioria dos suspeitos pelos casos ocorridos no ano passado está presa. Os números referentes ao ano passado mostram também que entre os suspeitos pela autoria dos crimes de feminicídio, 26 eram companheiros das vítimas e outros 13, ex-companheiros.

MA + Instituto Butantan

O monitoramento genômico para acompanhamento da circulação dos vírus Influenza e Dengue será intensificado no MA. Para isso, o Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do MA (IOC/Lacen-MA) participou do treinamento com técnicos do Instituto Butantan, em São Luís, para o fortalecimento da vigilância genômica. A capacitação dos profissionais do IOC/Lacen que atuam na área de vigilância e monitoramento dos vírus da influenza e DENV busca melhorar a capacidade de detecção e resposta na área.

Salão de Arte “30 Cores em Maio”

Estão abertas, até 29 de fevereiro, as inscrições para a exposição “30 Cores em Maio - Salão de Arte”. Promovida pelo governo do Maranhão, a mostra de artes visuais de temática livre concede premiação para artistas do estado. O evento será realizado durante o mês de maio, na Galeria de Artes do Convento das Mercês, espaço em que vão ser expostos 30 trabalhos selecionados por júri especializado.

Chamamento público

Foi divulgado o resultado final do chamamento público para concessão de áreas comerciais temporárias a empresas nos circuitos destinados aos festejos do Carnaval do Maranhão, no período de 9 a 13 de fevereiro de 2024. A estratégia já é executada em cidades como Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), e tem foco na oferta de novos serviços e também na captação de recursos que deverão ser investidos pelo governo do Maranhão para aquisição de equipamentos destinados à saúde de São Luís.

Cuidar de Todos

A SES realiza, entre 28 e 31 de janeiro, procedimentos de catarata e pterígio por meio do Programa Cuidar de Todos Cirurgias. A previsão é que sejam realizadas 550 cirurgias oftalmológicas, sendo 300 de catarata de 250 de pterígio. Do total, 442 são de pacientes oriundos da capital São Luís e 108 do interior do estado, os quais foram encaminhados de seus municípios de origem. Os procedimentos de catarata serão realizados na Clínica Ofthalmos Center - os de pterígio no Hospital da Ilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário