segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Wellington do Curso : Acredito que a educação é o caminho para transformar vidas

Deputado estadual Wellington do Curso em mais um ato de humanidade 
No domingo, 12 de outubro, Dia das Crianças o deputado estadual Wellington do Curso deu continuidade ao projeto “Crianças & Livros: Construindo um Futuro”, percorrendo mais de 30 bairros da Grande Ilha de São Luís e distribuindo mais de 8 mil livros para meninos e meninas. Esta é a 9º edição da iniciativa, que busca incentivar a leitura e construir uma base educacional mais sólida entre crianças e adolescentes. 

Deputado Wellington do Curso / na missão

 realizando 9ª edição do Projeto “Crianças & Livros – Construindo um Futuro

O projeto é um desdobramento da Lei 10.895/2018, de autoria do próprio deputado, que incentiva a doação de livros no Maranhão. A legislação tem o objetivo de promover o acesso ao conhecimento e facilitar o contato de jovens e crianças com a literatura, aumentando as oportunidades de educação e cultura.

O sorriso da criançada encheu o deputado de satisfação a cada livro entregue como forma de contribuir para a construção do futuro de milhares de crianças. 

Sou professor e acredito que a educação é o caminho para transformar vidas . Por isso, sou o autor da Lei 10.895/2018, que incentiva a doação de livros aqui no Maranhão. Cada livro entregue é uma porta aberta para um futuro melhor. Fico muito feliz em ter a oportunidade de ajudar essas crianças e de incentiva-las a mudarem de vida por meio da educação. A leitura não é apenas uma forma de entretenimento, mas uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das nossas crianças. Além de brincadeiras, entregamos brinquedos, lanches. Mas como é gratificante distribuir livros em um dia tão especial, Dia das Crianças). Uma ação para conscientizar sobre  a importância da educação e do maravilhoso mundo da leitura. Doamos conhecimento e a possibilidade de transformar a vida das pessoas para melhor. ”, disse Wellington.

Reação positiva das crianças e da comunidade /sociedade 

Crianças reagem com encantamento ao receberem os livros entregues por Wellington do Curso. A ação foi recebida com entusiasmo pelas comunidades visitadas. Em cada bairro, Wellington do Curso reforçou seu compromisso com a educação e a melhoria das condições de vida por meio do conhecimento. Com o apoio de voluntários e doações de livros, o projeto tem se fortalecido e beneficiado milhares de crianças na capital maranhense. A expectativa é que, em futuras edições, o número de bairros e crianças atendidas continue crescendo.


‘Em Discussão’, Recebe o secretário adjunto da (SAF), Joaquim Queiroz

Entrevista na Rádio Assembleia (96.9 FM),
O programa ‘Em Discussão’, transmitido pela Rádio Assembleia (96.9 FM), entrevistou na sexta-feira (10) o secretário adjunto de Agricultura Familiar do Maranhão (SAF), Joaquim Queiroz. Entre outros assuntos, ele falou sobre a importância da valorização de políticas públicas voltadas para o trabalho no campo.

Na conversa com os apresentadores do programa, Álvaro Luiz e Henrique Pereira, o secretário explicou que a SAF trabalha com agricultores e povos tradicionais, abrangendo, inclusive, projetos dentro da Amazônia Legal. “Quando falamos de agricultura familiar não nos referimos somente a plantio, mas, também, de avicultura, piscicultura e outras cadeias produtivas que geram emprego, renda e comida na mesa dos maranhenses”, disse. 

Joaquim Queiroz informou ainda sobre a Conferência Estadual de Agricultura Familiar que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro. No evento, serão discutidas políticas públicas voltadas para a atividade agrícola. 

“Vamos debater as necessidades e o que vislumbramos para a agricultura familiar no Maranhão. Também vamos escolher os delegados que participarão da Conferência Nacional para representar o nosso estado”, pontuou.

O secretário explicou que o objetivo da SAF é combater a extrema pobreza e a insegurança alimentar, preservando o meio ambiente.

 “Nós atuamos em conjunto com os trabalhadores rurais e com as comunidades tradicionais, incentivando o crédito, orientando sobre educação ambiental e estimulando a produção e o fortalecimento da agricultura local. Também disponibilizamos assistência técnica e viabilizamos o acesso à água, que é primordial para os trabalhos da agricultura familiar”, enfatizou.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Empresário Edmilson de Araújo Pires é homenageado na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (8), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao engenheiro civil e empresário Edmilson de Araújo Pires.

A homenagem é fruto do Projeto de Resolução Legislativa 048/2025, de autoria do deputado Ariston Ribeiro (PSB), e da Resolução Legislativa 1.393/2025.

A concessão da mais alta honraria do Parlamento maranhense reconhece a sólida trajetória profissional de Edmilson Pires, destacada pela competência técnica, espírito empreendedor e pela relevante contribuição ao fortalecimento e desenvolvimento do setor da construção civil industrial no estado.

O ato solene foi presidido, alternadamente, pelos deputados Ariston Ribeiro e Florêncio Neto (PSB), e contou com a presença de convidados, amigos e familiares.

Prestigiaram a cerimônia compondo a mesa de honra, dentre outras autoridades, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCON /MA), Fábio Nahuz; o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE/MA), Celso Gonçalo de Sousa; o presidente do Sindicato de Pré Fabricados de Uso de Concreto do Maranhão, Francisco Gonçalves; o vice-presidente do SINDUSCON, Irineu Mendes; o pastor da Igreja Presbiteriana de São Luís, Neilton Diniz Silva.

Reconhecimento

Em sua saudação, o deputado Ariston Ribeiro destacou a trajetória do homenageado e sua contribuição ao desenvolvimento do Maranhão.

“É um grande empresário que há muito tempo investe no Maranhão no setor da construção civil, gerando emprego e renda a milhares de maranhenses. Sua trajetória inspira a todos nós. É uma justa homenagem e a Assembleia reconhece e agradece sua colaboração para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

Me sinto honrado 

Edmilson de Araújo Pires agradeceu à Assembleia pela concessão da mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual. “Sinto-me muito honrado em receber essa honraria. Agradeço a Assembleia pelo reconhecimento e reafirmo meu compromisso de continuar contribuindo com o desenvolvimento do Maranhão”, assinalou.

Natural de Goiânia 

Natural de Goiânia (GO), Edmilson Pires é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Sua carreira teve início na Empresa Sul Americana de Montagens S/A, onde atuou entre 1985 e 1991.

Radicado no Maranhão, é sócio da Marka Engenharia, sediada em São Luís, além de ocupar a vice-presidência do Sinduscon-MA (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão) e integrar o Comitê de Obras Industriais e Corporativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC).

Com a entrega da Medalha Manuel Beckman, a Assembleia Legislativa reconhece a relevância do trabalho de Edmilson Pires não apenas para o setor da construção civil, mas, também, para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão.

 

Programa "Em Discussão" aborda o Hospital Veterinário da Uema


O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu na manhã da sexta-feira (3), o professor José Ribamar da Silva Júnior, coordenador do Setor de Anestesiologia do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Ele discorreu sobre o trabalho realizado pelo Hospital Veterinário, explicando que se trata de uma instituição “criada para contribuir para que tenhamos uma vida mais saudável para os animais e para toda a nossa sociedade”.

Durante o programa, apresentado pelos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, o entrevistado declarou que o Hospital Veterinário conquistou um crescimento muito grande, ao longo dos últimos anos. E, hoje, dispõe de cerca de 110 pessoas, entre veterinários e demais servidores, diretamente ligadas ao atendimento ao público.

Curso de Medicina Veterinária caminhando para 52 anos de atividade 

O professor Silva Júnior frisou que, neste ano, o Curso de Medicina Veterinária da Uema completou 51 anos de uma trajetória marcada por excelência, compromisso social e avanços notáveis na área da saúde animal.

“Esse nosso curso da Universidade Estadual do Maranhão foi a primeira escola de Medicina Veterinária do Estado que foi fundada a partir de um projeto de criação formalizado em 14 de junho de 1974, por ato do então governador Pedro Neiva de Santana, com o nome de Escola de Veterinária do Maranhão”, afirmou o coordenador do Setor de Anestesiologia do Hospital Veterinário.

Ele acrescentou que, no dia 14 de junho passado, o curso comemorou 51 anos de conquistas: “São médicos veterinários formados, atuando em diversos setores, como clínica, saúde pública, pesquisa e produção animal, que vem contribuindo para o desenvolvimento do estado com impacto positivo na agropecuária, na saúde e na qualidade de vida da população maranhense”, enfatizou.

O professor frisou também que o médico veterinário não é somente responsável pela assistência clínica e cirúrgica de animais. “A medicina veterinária também cuida de gente. Embora muita gente não saiba, eles trabalham em muitos lugares e em diferentes áreas de atuações tais como: saúde pública, controle da qualidade de alimentos, esporte e na área ambiental”, assinalou o professor Silva Júnior.

O programa tem como apresentadores Alvaro Luiz e Henrique Pereira , na operação técnica Adilson Carlos , produção Paulo Phietro .

O programa é apresentado todas as sextas. (10h até 11h ). 

Presidente Lula destacou solicitação da senadora Eliziane e confirma novo hospital para Imperatriz

 

A confirmação novo hospital para Imperatriz fluiu durante entrega de casas, o Presidente destacou solicitação da senadora maranhense Eliziane Gama . durante entrega de mais de 2,8 mil moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida

Durante a cerimônia de entrega de 2.837 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, realizada na segunda-feira (6), em Imperatriz (MA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vai atender o pedido da senadora Eliziane Gama para a instalação de um novo hospital na cidade.

O anúncio, feito ao prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral e aos presentes na solenidade, representa um avanço importante para a saúde pública da Região Tocantina.

Segundo a senadora Eliziane Gama, a nova unidade de saúde é uma demanda urgente da população e reforça o compromisso com o fortalecimento do atendimento hospitalar no Maranhão.

“Imperatriz precisa e merece esse novo hospital. Nossa gratidão ao presidente Lula pela sensibilidade e pelo cuidado com a nossa gente!”, destacou a parlamentar.

Além do anúncio, o evento marcou um dos maiores atos de entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida no Maranhão, beneficiando milhares de famílias e reafirmando o compromisso do Governo Federal com o direito à moradia digna.

Além da senadora Eliziane Gama, participaram da solenidade o ministro das Cidades, Jader Filho; a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; o ministro do Esporte, André Fufuca; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o vice-governador, Felipe Camarão; o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral; parlamentares, secretários e outras autoridades.

São centenas de famílias de Imperatriz que realizaram o sonho da casa própria. Um momento de alegria para todos nós e de fortalecimento do compromisso do governo federal com a moradia digna”, enfatizou Eliziane Gama.
















domingo, 5 de outubro de 2025

Homenageados : Raul Cancian Mochel, Anna Graziella e Antônio Augusto Moura

Presidente Iracema Vale comandou a sessão solene 
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na sexta-feira (3), uma sessão solene, no Plenário Nagib Haickel, para homenagear três personalidades de destaque com importantes honrarias do Poder Legislativo estadual.

Foram concedidos o Título de ‘Cidadão Maranhense’ a Raul Cancian Mochel, a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman à advogada Anna Graziella Santana Neiva Costa e a Medalha do Mérito Legislativo Jackson Lago ao médico Antônio Augusto Moura da Silva.

As homenagens foram propostas pelo então deputado Roberto Costa (MDB), no caso do título de cidadania, e pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), autora das proposições das medalhas.

 O ato solene foi presidido, alternadamente, pela presidente da Alema, deputada Iracema Vale, e pelo deputado Antônio Pereira (PSB).

Os deputados Wellintgton do Curso (Novo), Antonio Pereira (PSB) e Helena Duailibe (PP) prestigiaram o evento, além de diversas autoridades, convidados, amigos e familiares.

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, além dos homenageados e da chefe do Legislativo Estadual, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), Daniel Brandão; as desembargadoras Francisca Galiza, Ângela Salazar e Sônia Amaral, e o desembargador Jamil Gedeon, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA); a promotora Rita de Cássia Maia Batista, representado o Procurador Geral de Justiça, Danilo Castro; o advogado Daniel Blume, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), Kaio Saraiva; e o promotor de justiça Jorge Nicolau.

Reconhecimento

Ao destacar a importância da solenidade e dos homenageados, a presidente Iracema Vale ressaltou que as homenagens reconhecem o compromisso dos agraciados com o desenvolvimento do Maranhão.

 “Os agraciados são pessoas que dedicaram suas vidas a causas públicas, sociais e institucionais que muito contribuíram para o nosso estado. O povo do Maranhão agradece e reconhece a importância de vocês para todos nós. Que seus exemplos inspirem as novas gerações a acreditarem que ética, ciência e coragem são capazes de transformar a sociedade. Parabéns aos homenageados e muito obrigado por vocês existirem para o povo do Maranhão”, afirmou.

Agradecimentos

Os homenageados agradeceram à Assembleia Legislativa a concessão das honrarias e reafirmaram o compromisso de continuar servindo ao povo do Maranhão.

“Esse título não é apenas uma homenagem pessoal, mas uma declaração de minha conexão profunda com o Maranhão, estado que me acolheu e me deu a oportunidade de construir uma vida plena e significativa”, afirmou Raul Cancian Mochel.

“Meus agradecimentos à presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, e demais parlamentares. Agradeço de forma especial à deputada Iracema por bem representar a todos os maranhenses, com sua atuação marcante e posições que mesclam firmeza e suavidade nos embates. É uma honra receber tamanha distinção”, disse Ana Graziella.

Por sua vez, o médico Antônio Augusto Moura da Silva disse ser motivo de honra e orgulho receber a medalha do mérito legislativo Jackson Lago.

“Agradeço o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Maranhão pelo trabalho que tenho prestado ao povo maranhense, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Sinto-me honrado pela homenagem prestada pelo Poder Legislativo estadual”, assinalou.

‘Em Discussão’ Recebe o Jornalista e Escritor Manoel Santos Neto

Jornalista e Escritor Manoel Santos Neto com o Livro
O programa Em Discussão, da Rádio Assembleia (96,9 FM) recebeu, na manhã da sexta-feira (26/09 ), o jornalista e escritor Manoel Santos Neto (Manoelzinho) para uma conversa sobre a vida e a obra do padre João Mohana, patrono da 18ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS). O evento começou na sexta-feira (26/09) e segue até o dia 5 de outubro, na Praça Maria Aragão.

A edição da FeliS deste ano presta homenagem ao sacerdote, médico, escritor e pensador maranhense, reafirmando a literatura como expressão de vida, fé e cultura. A contribuição de Manoel Santos Neto é especialmente significativa, por ser autor da única biografia sobre o padre: A Ressurreição do Padre, lançada em 13 de maio de 2019 e vencedora do 36º Concurso Literário Cidade de São Luís.

“Esse livro nasceu de uma extensa e demorada pesquisa, iniciada em agosto de 1995, logo após o falecimento do padre”, explicou o jornalista aos apresentadores Álvaro Luiz e Henrique Pereira.

A obra resgata a trajetória de João Mohana (1925-1995), cuja produção inclui 43 livros e peças de teatro. “Padre Mohana foi um homem de uma cultura muito vasta e que enxergava muito à frente. Seus escritos são atualíssimos. Mohana era conferencista e articulista, escreveu durante anos uma coluna no jornal O Imparcial sobre temas do dia a dia”, destacou.

Segundo Manoel, os principais temas da produção do padre giravam em torno da família, da formação da juventude e dos valores cristãos.  “Padre Mohana é considerado o escritor dono da melhor coleção brasileira de educação para o casamento. Era um orientador espiritual muito requisitado. Criou um grupo de jovens chamado Juventude Universitária Cristã (JUAC) e Pré-JUAC, de secundaristas. Fui um dos que integraram esse grupo. Formou muitas lideranças cristãs em diversas áreas. Ele é patrono de uma das cadeiras da Academia Ludovicense de Letras”, enfatizou.

Concurso literário

Ao final da entrevista, o jornalista defendeu a retomada do concurso literário que o premiou. “Esse prêmio revelou muitos talentos e incentivou a produção intelectual no Maranhão. Seria muito importante que voltasse a ser realizado, pois fortalece a literatura local e dá visibilidade a novos escritores”, concluiu.

Os livros de Manoel Santos Neto estão disponíveis na Livraria e Espaço Cultural Amei, no São Luís Shopping.

O programa é apresentado por Avaro Luiz e Henrique Pereira , operação/computadores  Adilson Carlos , Produção Paulo Phietro . Coordenação  Elda Borges (Manhã). 

Opinião do Titular dp Blog : Manoel Santos Neto (Manoelzinho) É considerado um dos melhores jornalistas do Brasil .