sábado, 16 de março de 2024

O Mestre da Arte das "Mãos Vazias".

O titular do blog esteve na sexta-feira (15), na academia de Karatê Shotokay. bairro Renascença em São Luís, acompanhando um "evento surpresa" proporcionado pelos alunos, amigos e familiares do Mestre Eraldo Cardoso, quê esteve completando mais um ano de vida. O encontro na academia me  proporcionou alguns pontos em nível de recordação, muitas lembranças do final dos anos 70 e parte dos anos 80, quando a saúde e o tempo ainda nos favorecia a desenvolver/aprender as técnicas milenárias da arte das MÃOS VAZIAS.

Esse tempo, para mim,  proporcionou o entendimento em ser  uma pessoa justa, de ampliar o respeito com o próximo, cultivar a paz interior, não ser agressivo com as pessoas, não ser covarde, não bater em mais fracos e ter condições mínimas defesa, através dos ensinamentos básicos das técnicas do KARATÊ.

No evento na academia, observei atentamente leves treinos envolvendo gerações (novos e experientes), desenvolvendo técnicas de defesa e ataques, de formas fortes mas com equilíbrio, tudo isso me ajudaram a lembrar muitos momentos relacionado a arte e nesse contexto, recordar alguns nomes de praticantes da arte e frequentadores de treinos com o mestre ERALDO.

Uns mais antigos e outros nem tanto

Registro de improviso, usando a memória alguns praticantes da arte e começo destacando mestre Murilo (pioneiro - Kawamura), Messias, Joubert Teixeira, Adolfo, Sebastião, João Santos, França , Jomar Fernandes, Oton Cardoso, Alberto Bacalhau, Pinheiro (São Francisco), Junior (Expoema), Saulo, Silvio , Sandro, Alex, Neyfran, Neiderman, Tamy,  Dr. Daniel Blume, Dr. Américo, Dr Ednarg, Dr Guilherme e Fabricio.

Mãos Vazias
Karatê é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Consiste em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas.

Um comentário: